sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Identificando colecionadores

É muito triste a situação dos animais em nosso país. É, no mínimo, desrespeitosa a maneira como eles são tratados, para não dizer cruel e até mesmo criminosa! 
Eles são vítimas de proprietários irresponsáveis, que os submetem à todo tipo de maus tratos e os abandonam até por motivos fúteis. 
Outros já nascem abandonados, são ninhadas deixadas em praças e cemitérios, as vezes morrendo lentamente por fome, frio e doença. E quantos outros são dispensados em lixeiras, presos em sacos ainda vivos? Imagine a agonia de um bichinho preso num saco e sendo esmagado pelo compactador de lixo dos caminhões coletores!
Não menos cruel é a situação dos bichos aprisionados por colecionadores. Eles são amontoados, maltratados, passam fome, adoecem, muitos morrem de maneira penosa por falta de cuidado e assistência. 

A Arca Brasil tem textos interessantes sobre colecionadores. Em um deles, cita características que auxiliam na identificação de colecionadores, segundo o Hoarding of Animals Research Consortium:

- Tem um número de animais de companhia maior do que o normal.
- Não é capaz de prover o mínimo esperado de alimentação, higiene, atenção e cuidados veterinários, resultando geralmente em doenças e morte por má nutrição, doenças infecciosas e ferimentos não tratados.
- Nega ser incapaz de prover esses cuidados mínimos e o impacto sobre os animais, em sua moradia, sobre si mesmo e nos outros eventuais ocupantes humanos do ambiente.
- Persiste, mesmo diante destes fracassos, em acumular animais.


(Texto original disponível em http://www.arcabrasil.org.br/noticias/1101_hoarders.html, consultado em 12?08/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário